Medidas começam a amenizar transtornos do “pare e siga” na BR-158, aponta vice-prefeito de Itaara

Medidas começam a amenizar transtornos do “pare e siga” na BR-158, aponta vice-prefeito de Itaara

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Trecho da BR-158 é ponto de intervenções para garantir segurança e prevenir deslizamentos.

Após duas reuniões com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com a concessionária responsável pela obra no trecho e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a administração de Itaara anunciou ajustes no sistema “pare e siga” da BR-158. Segundo o vice-prefeito Zenir Oliveira, em entrevista ao Bom Dia, Cidade! desta sexta (22), parte das medidas já está em vigor e trazendo resultados positivos, especialmente no transporte de pacientes da saúde.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme Oliveira, a primeira providência tomada foi garantir a fluidez no deslocamento de pacientes. Ele explicou que a Secretaria da Saúde já mantém contato direto com o responsável pelo “pare e siga” e, caso haja congestionamento ou atraso excessivo, basta acionar o responsável para que as ambulâncias e os veículos de saúde tenham prioridade na condução dos usuários do município.

Além disso, o acordo também prevê apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em situações de maior urgência. O vice-prefeito garantiu que, se necessário, será feito o acompanhamento com batedor até o local de atendimento do paciente, para assegurar tranquilidade no quesito da saúde.

Outro ajuste foi a definição do período de funcionamento do “pare e siga”. Segundo o vice-prefeito, o sistema inicia às 7h30min e finaliza em torno das 18h.

— A obra é de fundamental importância para o município, especialmente de Itaara, porque a BR-158 é uma rodovia que é o corredor da produção agrícola que vem da região centro-norte do Estado. Mas essa obra, por mais que seja essencial para toda a população, em nível regional e estadual, vem causando alguns contratempos para nossa população. E nessa reunião ajustamos alguns pontos. Sempre deixamos bem claro que esses ajustes não vão solucionar os problemas de imediato porque a obra tem que acontecer, mas também temos que pensar na população local. Nós temos muitas pessoas que são trabalhadores no município vizinho de Itaara, em Santa Maria, que estudam em Santa Maria, além das questões que afetaram o transporte dos nossos pacientes da área da saúde — pontua o vice-prefeito.

Outro ponto definido foi a utilização de uma terceira pista logo após o posto da PRF, em Itaara. Ele ressaltou ainda a preocupação com o fluxo de carretas que circulam diariamente pelo trecho e relatou que ficou ajustado um tempo maior para o tráfego no sentido Itaara–Santa Maria, em razão da intensa movimentação de veículos pesados na rodovia.

— Vai ser liberada a pista da direita para que as carretas fiquem nela, e os carros leves, quando liberados do ‘pare e siga’, tenham o fluxo maior e passem na frente das carretas — detalhou Zenir.

A prefeitura também pediu atenção especial para os passageiros do transporte coletivo intermunicipal. Segundo o vice-prefeito, a PRF, a empresa responsável e o Dnit realizam estudos técnicos para ajustar os horários.

— Estão fazendo um estudo técnico planejando os horários da subida e descida dos ônibus que fazem Itaara–Santa Maria. A partir de segunda-feira, será avaliado se há condições técnicas de se liberar o ‘pare e siga’ quando o ônibus estiver subindo, e da mesma forma quando estiver descendo — explicou.


Foto: Vinicius Becker (Diário)


Prazo

O vice-prefeito informou que até o fim de setembro deve ser concluído o primeiro módulo da obra, próximo à ponte sobre o Vale do Menino Deus. Segundo ele, o local é hoje o principal gargalo para os congestionamentos.

Pedido à população

Zenir também pediu paciência aos moradores e orientou que motoristas não utilizem vias internas de Itaara como alternativas para escapar do congestionamento, o que pode prejudicar a mobilidade interna e o transporte escolar.

Apesar dos contratempos, ele reforça, mais uma vez, a importância da obra. 

— A rodovia apresentava 19 pontos sujeitos a deslizamento e interdição total. Em que pese o ‘pare e siga’ nos traga muitos transtornos, estamos conseguindo trafegar e a obra está acontecendo. O pior seria se tivesse o ‘pare e siga’ e a obra não evoluísse para se ter o resultado esperado — concluiu.



Foto: Vinicius Becker (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comunidade da Nova Santa Marta recebe o Dia de Integração neste sábado Anterior

Comunidade da Nova Santa Marta recebe o Dia de Integração neste sábado

Proporção de brasileiros que moram sozinhos cresce 52% em 12 anos Próximo

Proporção de brasileiros que moram sozinhos cresce 52% em 12 anos

Geral